O Projeto Internacionalize nasceu da ideia de compartilhar experiências para quebrar preconceitos sobre como fazer um curso no exterior pode internacionalizar uma carreira. Aqui, alguns profissionais de distintas áreas compartilham suas experiências de internacionalização de seus currículos e internacionalização de suas carreiras. Inspire-se no bate-papo que tivemos com eles e nas muitas dicas que aqui deixam registradas.

Neste video, entrevistei Carla Liguori, no Programa Internacionalize seu Currículo... Internacionalize sua carreira, do ACV International Law Institute. Carla é advogada e professora em São Paulo e, com bolsa da CAPES, fez o seu doutorado sanduíche no Japão. Descreve a fantástica experiência que teve, a consequente internacionalização de sua atuação como advogada e professora, e dá muitas dicas sobre como proceder para você também alcançar o seu sonho de ir estudar fora do Brasil. 

Ricardo Lopes nos conta um pouco de sua história, de como seu sonho de estudar e morar em Paris começou quando ainda era um estudante de Direito e pesquisador de iniciação científica do CNPq, no interior do Estado de Minas Gerais, Brasil. Ricardo é baiano, de Salvador, e já tinha migrado da Bahia para Minas para fazer sua faculdade. Depois de muito esforço e aprendizado, Ricardo transpôs barreiras culturais e linguísticas na França, fez dois mestrados em Paris - um na Pantheon-Assaz e outro na Sorbonne e, hoje, trabalha como advogado internacionalista, no Departamento Jurídico Internacional de uma das maiores empresas de Energia do mundo, em Paris. 

Internacionalize seu currículo... Internacionalize sua carreira. Marisa Reid nos conta sobre como seus estudos fora do Brasil, associados a muita Fé, dedicação, paciência e humildade, foram importantes para internacionalizar sua carreira. Marisa mora, hoje, em Milão e trabalha para a Gucci. Em seus estudos, desenvolveu pesquisa sobre sustentabilidade no mundo da Moda.

Internacionalize seu currículo. Internacionalize sua carreira. Maria Carolina nos conta sobre como fazer um mestrado no exterior mudou sua vida profissional. Maria Carolina é internacionalista e ambientalista e trabalha, hoje, na ArcelorMittal Brasil.